Dermatologia

Você sabia que a dermatologia veterinária é uma das áreas de maior crescimento na Medicina Veterinária?

As doenças de pele estão cada vez mais frequentes e são responsáveis por grande parte dos atendimentos de rotina.

Dentre os sinais clínicos mais presentes, estão o aumento da queda de pelo levando a falhas de pelo no corpo, otites (inflamações nos ouvidos), lambedura excessiva de patas, descamação, lesões ulcerativas, escurecimento da pele, alergias e coceira excessiva, que podem prejudicar a qualidade de vida do seu pet.

Esses sinais podem indicar doenças como infecções bacterianas, fúngicas, sarnas, alergias a parasitas, alimentares ou de contato, doenças hormonais, autoimunes e até zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas a nós humanos.

Doenças de pele em gatos

As doenças de pele em gatos são comuns e podem acometer todas as raças e idades. Existem diversas causas, mas na maioria das vezes, seus sintomas são parecidos. Por isso, é necessário saber identificar corretamente os tipos de doença para fazer um tratamento eficaz e assertivo.

Conheça 3 tipos de doenças de pele em gatos:

Acne felina

É um problema dermatológico inflamatório que pode ocorrer no queixo ou nos lábios dos gatos.

Basicamente, é causada pela quantidade de queratina que o felino pode produzir e, consequentemente, pode tapar o folículo da pele, fazendo com que as glândulas sebáceas do queixo produzam mais gordura o que facilita essa proliferação.

Apesar de ser uma bactéria, ela não é contagiosa.

Dermatite alérgica à picada de pulga

A dermatite alérgica à picada de pulga é bem comum de acontecer nos gatos. Mesmo com o seu tamanho extremamente pequeno, as pulgas podem causar muitos problemas para os pets.

A reação alérgica surge quando a saliva das pulgas entra na pele do seu amiguinho, ao picar para se alimentar.

Esse tipo de alergia pode desencadear diversas infecções de pele, devido à proliferação de bactérias na pele inflamada.

Sarna de ouvido

A sarna pode ser causada por diversos tipos de ácaros e se contagiam facilmente pelo contato com outro felino infectado ou até mesmo pelos seus objetos.

Os ácaros são ectoparasitas que habitam o conduto auditivo e podem causar a sarna otodécica ou de ouvido. Eles se alimentam de restos epidérmicos e fluidos teciduais da epiderme.

Fique atento caso o seu pet esteja com coceira constante, além disso, caso tenha corrimento de cera de ouvido na cor castanho escuro.

Doenças de pele em cães

Os tipos de doenças de pele em cachorro podem surgir devido a diversos fatores. Até mesmo por isso, elas também variam em gravidade, mas nem sempre são um problema difícil de combater.

De maneira geral, é um tratamento simples, mas essas manifestações precisam ser identificadas o quanto antes para evitar que se estendam pelo resto do corpo.

Conheça 3 doenças de pele em cachorro e como tratar:

Piodermite

A piodermite canina é uma das grandes causadoras de doença de pele em cachorros, são encontradas na flora cutânea normal do seu pet, podendo se proliferar exageradamente caso o seu amiguinho esteja com a imunidade baixa, assim, surgindo a infecção.

O remédio para doença de pele em cachorro, nesse caso, são os antibióticos, além do uso tópico de shampoo para cachorro e outros medicamentos em gel, spray ou creme.

Dermatite

A dermatite em cachorro é uma infecção ou inflamação que pode causar na pele do seu pet, gerando coceira, vermelhidão, feridas e outros sintomas desagradáveis.

Pode ser reação de alguma alergia de elemento externo, como picadas ou resultar de uma alergia alimentar, infecção bacteriana ou período de estresse.

Para controlar a infecção e iniciar o tratamento correto, leve-o ao veterinário especializado em dermatologia, não tente resolver a situação em casa, com remédio caseiro para dermatite canina, uma vez que ele pode até agravar a situação.

Alopécia

Uma manifestação dermatológica muito comum é a alopécia, que é a queda de pelo em cães, levando a falhas e alterações no padrão da pelagem.

Essa alteração pode ser causada pela sarna, infecções bacterianas, fungos, parasitas e alergias.

Mas a alopécia também pode ser causada por estresse, problemas endócrinos, falta de vitaminas e outros distúrbios neurológicos.

Caso repare que seu amiguinho esteja perdendo mais pelo que o normal, procure um dermatologista veterinário.

Conheça a Inova

A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes, transmitindo segurança aos tutores.

Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.

Na INOVA, contamos com um serviço de Dermatologia diferenciado, com exames complementares como o raspado cutâneo, citologia de pele e ouvido, culturas, biópsias e os mais atualizados tratamentos para oferecer o melhor ao seu  pet.

Seu pet apresentou algum sintoma ou deu algum sinal de que não está muito bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.

Equipe de Dermatologia:

Dra. Beatriz Berbel